Túnel de base de São Gotardo
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Túnel de base de São Gotardo | |
![]() Durante a construção em Faido | |
Informação | |
Tipo | Túnel ferroviário |
Comprimento | 57 Km, para um total de 153,5 km |
Cruza | Maciço de São Gotardo |
Tráfego | Entre Erstfeld (UR) e Bodio (TI) |
Concessão | CFF |
Localização | |
Localização | ![]() ![]() ![]() |
Coordenadas | |
Histórico | |
Início da construção | 1998 |
Conclusão da obra | 2016 [1] |
Especificação | |
Galeria | Duas |
Via | Uma por galeria |
Bitola | Padrão |
O Túnel de base de São Gotardo é um túnel ferroviário na Suíça ligando Erstfeld e Bodio. Tem um comprimento de 57 km e um total de 153,5 km de túneis, poços e passagens previstas, ultrapassando assim o mais longo túnel do mundo, o Túnel Seikan no Japão. Permitirá descongestionar e aumentar o tráfego entre o norte e o sul da Europa. Foi inaugurado em 1 de junho de 2016.[2] A infraestrutura levou perto de duas décadas a ficar concluída, tem como objetivo “revolucionar” o transporte de mercadorias na Europa.[3]
Este túnel faz parte do projecto chamado Nova transversal ferroviária alpina.
Características
O projeto inclui dois túneis separados de uma via cada. Tal como o túnel de Lötschberg, permitirá ultrapassar rotas montanhosas e estabelecer um caminho direto para linhas de alta velocidade e comboios de carga. Os extremos do túnel serão em Erstfeld, no cantão de Uri, e Bodio, cantão de Ticino. Nas proximidades existem mais dois outros túneis de São Gotardo: o primeiro túnel ferroviário de 1881, o Túnel ferroviário de São Gotardo e o Túnel rodoviário de São Gotardode 1980.
Prevê-se que diminua para 2h30m o tempo atual da viagem entre Zurique e Milão (Itália), menos uma hora do que hoje. O fim das obras realizou-se em maio de2016 e a inauguração em 1 de junho de 2016.[2]
Com 64 % dos suíços a aprovarem em referendo o projeto AlpTransit em 1992, a construção do túnel iniciou-se em 1996.[4] As operações de escavação completaram-se em 15 de outubro de 2010 numa ocasião que foi transmitida pela Rádio televisão Suíça [5] . Quando abrir ao tráfego em 2017,[6] o túnel fará diminuir de 3h30m para 2h30m a viagem entre Zurique e Milão.
Mineiros portugueses que participaram na construção deste túnel festejaram com os seus colegas de outras nacionalidades a finalização da perfuração final [7] .
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