segunda-feira, 6 de junho de 2016

Túnel de base de São Gotardo

Túnel de base de São Gotardo

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Túnel de base de São Gotardo
GBT MFS Faido TV-WS.jpg
Durante a construção em Faido
Informação
TipoTúnel ferroviário
Comprimento57 Km, para um total de 153,5 km
CruzaMaciço de São Gotardo
TráfegoEntre Erstfeld (UR) e Bodio (TI)
ConcessãoCFF
Localização
LocalizaçãoFlag of Canton of Uri.svg Uri Flag of Canton of Tessin.svg Ticino
 Suíça
Coordenadas46° 36' 01" N 8° 45' 54" E
Histórico
Início da construção1998
Conclusão da obra2016 [1]
Especificação
GaleriaDuas
ViaUma por galeria
BitolaPadrão
Túnel de base de São Gotardo é um túnel ferroviário na Suíça ligando Erstfeld e Bodio. Tem um comprimento de 57 km e um total de 153,5 km de túneis, poços e passagens previstas, ultrapassando assim o mais longo túnel do mundo, o Túnel Seikan no Japão. Permitirá descongestionar e aumentar o tráfego entre o norte e o sul da Europa. Foi inaugurado em 1 de junho de 2016.[2] A infraestrutura levou perto de duas décadas a ficar concluída, tem como objetivo “revolucionar” o transporte de mercadorias na Europa.[3]
Este túnel faz parte do projecto chamado Nova transversal ferroviária alpina.

Características

O projeto inclui dois túneis separados de uma via cada. Tal como o túnel de Lötschberg, permitirá ultrapassar rotas montanhosas e estabelecer um caminho direto para linhas de alta velocidade e comboios de carga. Os extremos do túnel serão em Erstfeld, no cantão de Uri, e Bodio, cantão de Ticino. Nas proximidades existem mais dois outros túneis de São Gotardo: o primeiro túnel ferroviário de 1881, o Túnel ferroviário de São Gotardo e o Túnel rodoviário de São Gotardode 1980.
Prevê-se que diminua para 2h30m o tempo atual da viagem entre Zurique e Milão (Itália), menos uma hora do que hoje. O fim das obras realizou-se em maio de2016 e a inauguração em 1 de junho de 2016.[2]
Com 64 % dos suíços a aprovarem em referendo o projeto AlpTransit em 1992, a construção do túnel iniciou-se em 1996.[4] As operações de escavação completaram-se em 15 de outubro de 2010 numa ocasião que foi transmitida pela Rádio televisão Suíça [5] . Quando abrir ao tráfego em 2017,[6] o túnel fará diminuir de 3h30m para 2h30m a viagem entre Zurique e Milão.
Mineiros portugueses que participaram na construção deste túnel festejaram com os seus colegas de outras nacionalidades a finalização da perfuração final [7] .

Imagens

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