Mortal Kombat X é um jogo de luta em que dois jogadores (bigode grande da sabedoria e john caverinha) lutam um contra o outro pelo poder da paçoca (ou contra IA), usando uma enorme variedade de ataques. Para além de incluir várias mecânicas usadas em capítulos anteriores, em Mortal Kombat X cada lutador tem três ‘variações’, cada uma com o seu próprio estilo e lista de movimentos. Mortal Kombat X tem vários modos, como o modo história que tem lugar vinte anos depois dos acontecimentos ocorridos no jogo anterior, numerosos modos online, e a 'Kripta', em que o jogador usa uma perspectiva na primeira pessoa e tem de explorar áreas para desbloquear várias recompensas.
De acordo com o site de pontuações agregadas Metacritic, todas as versões de Mortal Kombat X receberam análises "geralmente favoráveis". Os elogios foram sobretudo dirigidos aos aspectos visuais, às mecânicas e à jogabilidade, incluindo as novas variações de cada um dos personagens. Enquanto que a história teve uma recepção polarizada, o grande foco das criticas foi direccionado principalmente para com a adição das microtransações e do conteúdo adicional pago. Particularmente, a versão para Windows foi muito criticada devido aos vários problemas técnicos que prejudicam a experiência. Um sucesso comercial, foram vendidas mais de 5 milhões de cópias de Mortal Kombat X, com Boon a referir que o jogo foi "o maior lançamento da história da série". Ganhou diversos prémios de “Melhor Jogo de Luta”, incluindo os atribuídos pelo IGN, Game Informer, D.I.C.E. Awards e The Game Awards 2015.
Uma versão actualizada de Mortal Kombat X, a Mortal Kombat XL, foi lançada em março de 2016 para as consolas. Entre outras melhorias, a nova versão inclui todos os personagens extra dos dois Kombat Packs e grande parte dos fatos alternativos.Como nos jogos anteriores da série, Mortal Kombat X é um jogo de combate/luta em que dois jogadores lutam um contra o outro (ou contra IA) numa variedade de ataques, movimentos especiais e fatalidades macabras. A “barra especial”, incluída pela primeira vez no título anterior, permite de novo aos jogadores fazer várias técnicas como os ataques Raio-X. Similar aInjustice: Gods Among Us, o jogo anterior da NetherRealm Studios, os lutadores podem interagir com o cenário, como por exemplo, usar partes do cenário como armas.[17] [18] O jogo também introduz a “barra de resistência” (stamina), usada pela última vez em Mortal Kombat 4. Localizada por baixo da "barra de vida", a barra está dividida em duas partes que são usadas quando o jogador faz certas acções (no entanto, nem todas as ações consomem uma parte por inteiro). Correr, que já foi usado também noutros jogos da série, ou interagir com o cenário, consome “resistência”. A barra volta a ser enchida quando o jogador não fizer nenhuma ação por alguns segundos.[19]
Mortal Kombat X inclui as Brutalidades, um movimento finalizador que não era usado desde Mortal Kombat Trilogy e nas versões SNES e Sega Genesis de Ultimate Mortal Kombat 3. Há mais de 100, e ao contrário dos jogos anteriores, as brutalidades não são executadas depois de um longo pressionar de vários botões, mas sim ativadas em certas condições, como ganhar uma ronda com um lançamento ou não usar o bloqueio durante o combate.[20] [21] Uma nova finalização faz a estreia neste jogo; o "Quitality", que mata instantaneamente o jogador se este desistir de um kombate online, explodindo sua cabeça.[22] Em adição, existe o novo Brutality de Cenário, similar ao Brutality, mas o oponente é morto usando partes do cenário.[23] [24]
Em Mortal Kombat X cada um dos lutadores tem três variações, cada uma com a sua própria lista de movimentos. Por exemplo, Scorpion pode usar a variação ‘Ninjutsu’, em que usa duas espadas, a variação ‘Fogo do Inferno’, que se baseia em movimentos especiais com fogo e a ‘Inferno’ que faz aparecer um asseda demoníaco que o ajuda no combate.[16] [25] Já Raiden tem a variação ‘Deslocador’, que se foca na teleportação, a ‘Deus do Trovão’, que dá mais poder às combinações de movimentos eléctricos e a ‘Mestre das Tempestades’ que permite criar pelo cenário armadilhas feitas de raios.[26]
O jogo inclui os modos "História", "1 vs. 1 Ranqueado", "Rei da Colina", "Sobrevivente", "Teste Sua Sorte" e “Kustom Kombat”.[27] [28] Mortal Kombat X introduz um novo modo online persistente na série: Guerra de Facções.[29] Neste modo, que suporta "cross-platform", são formados grupos por jogadores em que estes juram aliança a uma de cinco facções: Lin Kuei, Dragão Negro, Lótus Branca, Forças Especiais e Irmandade das Sombras. Assim que os jogadores se aliam a uma fação, recebem desafios e objetivos para completar a solo ou nos modos online. Cada facção tem um conjunto único de desbloqueáveis e o vencedor semanal tem direito a itens e recompensas especiais (incluindo a possibilidade de alternar as Fatalidades de uma personagem). Semanalmente surgem competições entre os diferentes grupos e cada ação dos jogadores contribui para aumentar o progresso da facção. No modo online, derrotar jogadores de facções rivais ajuda, mais do que o normal, a ganhar mais reputação para a facção.[29] Outra nova adição chama-se "Torres Vivas", uma forma evoluída da "Torre dos Desafios" de Mortal Kombat (2011). Está divido em três partes: De Hora em Hora, que é atualizada depois de algumas horas com novo conteúdo e desafios; Torre Diária oferece mais experiência, mas aumenta consideravelmente a dificuldade; e a Torre Semanal, que está ligada a eventos especiais e dependentes da ocasião ao longo do ano.[30]
Sinopse[editar | editar código-fonte]
Mortal Kombat X tem um novo enredo original, não-linear,[16] "apresentando alguns dos personagens mais prolíficos do jogo, incluindo Scorpion e Sub-Zero, enquanto introduz novos desafios que representam as forças do bem e do mal, amarrando o conto como um todo".[31] A história começa no final do jogo anterior e, eventualmente, avança 20 anos para o futuro, dando ênfase a veteranos idosos, novos personagens e aos filhos da antiga geração de lutadores.[32]
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