segunda-feira, 13 de junho de 2016

Tubarão Baleia

Resultado de imagem para tubarao baleia wikipediatubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae, vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies detubarão, é o maior peixe conhecido.[2] , podendo atingir de 18[3] a 20 m[4] mas raramente passa dos 12 metros[5] e pesa mais de 13 toneladas.
O animal é completamente inofensivo ao homem e alimenta-se de plâncton por filtração.[3]Esta espécie foi identificada pela primeira vez em 1828, na costa da África do Sul, mas a família Rhincodontidae foi criada apenas em 1984. O nome "tubarão-baleia" surgiu graças ao tamanho desse peixe.O tubarão-baleia alimenta-se de plâncton, macro-algas, krill,[3] pequenos polvos e outros invertebrados.[6] As muitas fileiras de dentes enormes não atuam na alimentação, a água entra constantemente na boca e sai através dos arcos das brânquias. Qualquer material capturado é engolido.[6] O tubarão pode fazer circular a água a uma taxa de até 1,7 l/s. Entretanto, também se alimenta de forma ativa, explorando concentrações de plâncton ou pequenos peixes através do olfato.
De acordo com marinheiros, os tubarões-baleia se encontram nos recifes perto da costa caribenha de Belize suplementando sua dieta ordinária alimentando-se das ovas de caranhos gigantes que enxameiam nessas águas em maio, junho e julho entre a lua cheia e os quartos crescente e minguante desses meses[carece de fontes].
Em 2012, uma equipe de cientistas captou imagens de tubarões-baleia que aprenderam a sugar os peixes das redes de pesca. No Parque Nacional da Baía de Cendrawasih, numa baía da Indonésia[7] .Quando se explica que a maioria dos tubarões não são perigosos para os humanos, esta espécie é geralmente usada como o exemplo principal. Mergulhadorespodem nadar ao redor do gigantesco peixe e até mesmo toca-lo sem problema algum.[6]
Os tubarões são frequentemente vistos na Tailândia,[6] nas Maldivas, no Mar Vermelho, na Austrália ocidental (Arrecife de Ningaloo),[3] na Reserva Marinha de Gladden Spit, em Belize e nas ilhas Galápagos. São regularmente vistos entre dezembro e maio nas Filipinas (Donsol). Mergulhadores afortunados também se encontraram com tubarões-baleia nas Seychelles e em Porto Rico. Entre dezembro e setembro, eles costumam nadar ao longo da baía de La Paz na Baixa Califórnia mexicana[carece de fontes].

Nenhum comentário:

Postar um comentário