Criada inicialmente com o nome de "Grupamento Especial Tático Móvel - GETaM" no ano de 1999, chegou a ter mais de 1100 homens na sua estrutura, que possuía bases em diversas regiões da capital e daBaixada Fluminense, levando em conta o plano original que previa a constitição de 20 bases desse grupamento a serem espalhadas por todo o estado do Rio de Janeiro. No ano de 2007, porém, perdeu sua autonomia administraviva, subordinando-se ao Batalhão de Choque, onde atualmente constitui é companhia.
São compostas hoje por cerca de 350 policiais militares, entre oficiais e praças, que atuam divididos em cinco equipes de oito policiais cada, distribuídos em duas viaturas do tipo PaTaMo, realizando patrulhamento em comboio, diuturnamente.
Por ser uma unidade de elite, seus policiais possuem um alto grau de adestramento e têm a sua disposição armamento pesado: Fuzil FAL calibre 7.62x51 fabricado pela IMBEL , Fuzil Para-FAL calibre 7,62x51 fabricado pela IMBEL, Fuzil Colt M4A1 calibre 5.56x45, Fuzil-metralhadora MADSEN calibre 7.62x51 com bipé e Pistola Taurus PT 100 calibre .40. Conta ainda com o apoio de um veículo blindado igual aos utilizados pelo BOPE, o COTAR 5 (Comando Tático Regional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário