Teve início em 1993 pela Saban Entertainment nos Estados Unidos. Em 2001 os direitos foram vendidos por 5 bilhões de dólares[1] para BVS Entertainment em parceria com a Walt Disney Company. A Saban recuperando os direitos da franquia em 2010. Atualmente, após a recompra dos direitos, as séries são produzidas pela Saban Brands, LCC e pela SCG Power Rangers, LLC.
A franquia está no ar até hoje adaptando as séries Super Sentai para o mercado norte-americano. No Brasil, as séries de televisão Power Rangers já foram exibidas nos canais Fox Kids, Rede Globo, Jetix, Disney XD e na Nickelodeon. Hoje, a franquia está sob os direitos da Rede Bandeirantes e do Cartoon Network. Todas as séries estão disponíveis no serviço de streaming Claro Video.É tradição dos estúdios nos Estados Unidos refilmar ou editar uma produção estrangeira. Na primeira categoria estão filmes como Três Solteirões e um Bebê (do original francês Três Homens e um Bebê), Um Toque de Infidelidade (do também francês Primo/Prima), Godzilla (do japonês Gojira/Godzilla, o Rei dos Monstros!),O Chamado (do japonês Ringu/Ring), O Grito (do japonês Ju-on) e "Água Negra" ("Dark Water", de 2005).
Quanto à edição, já na década de 1960 o estúdio do diretor Roger Corman adaptava séries da família Ultra, mudando até a temática: séries dramáticas ganhavam tom de comédia.
No campo da sátira, seis episódios do sentai Kagaku Sentai Dynaman (de 1983) foram dublados nos EUA com vozes cômicas e falas fora do contexto (como faziam os humoristas do grupo Hermes e Renato no extinto programa Tela Class) e exibidos em 1987 no programa de variedades "Night Flight", do canal de TV "USA Network". Contudo, neste caso, não houve substituição de elenco, e os episódios foram exibidos sem cortes.Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei” (em português, “filme de efeitos especiais”) sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, e Após o final da 2ª Guerra Mundial em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis como Superman, Mulher Maravilha e Capitão América, entre outros. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentais se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar os primeiros projetos de criação de seus próprios "heróis". As primeiras produções tokusatsu foram os longa-metragens do monstro Godzilla, que fizeram muito sucesso na década de 50. Em 1958, a Toei Company produzia o primeiro super-herói japonês da história: Gekko Kamen (traduzido como Máscara Luar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário