As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes.[carece de fontes]
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.[6] No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo sensor de movimentos Kinect.
O Xbox 360 foi apresentado no programa também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.[7]
Versões anteriores do console Pro, Premium e Core, acompanhavam diferentes acessórios e configurações também foram retiradas de mercado. Outros pacotes especiais foram distribuídos pela Microsoft, incluindo versões do jogo Call of Duty Modern Warfare 2,Halo 3, Resident Evil 5 e outros.
Algumas funções do Xbox 360:
- Rodar Jogos do Xbox 360™.
- Rodar Jogos do Xbox (ver lista de compatibilidade)
- Reproduzir Filmes em DVD.
- Reproduzir CDs de Música.
- Ligar Dispositivos removíveis via USB e reproduzir Imagens, Músicas e Vídeos.
- Reproduzir músicas, vídeos e imagens de um computador em rede com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.
- É compatível com Windows Media Center (Windows XP MCE, Windows Vista Home Premium e Ultimate ou Windows 7 Home Premium e Ultimate)
Placas[editar | editar código-fonte]
Em virtude da grande quantidade de aparelhos defeituosos, o Xbox 360 sofreu diversas modificações de hardware. As alterações incluíam modificações na CPU, GPU, sistema de ventilação e diferentes tipos de alimentação de energia. Todos os aparelhos fabricados podem ser classificados de acordo com seu tipo de placa-mãe e configurações, pelos codinomes Xenon, Zephyr, Opus, Falcon, Jasper, Trinity e Corona.
Acessórios oficiais[editar | editar código-fonte]
- Xbox Live Vision
- HDD 500GB Vendido no Novo Xbox 360 com o design do Xbox One
- HDD 320GB Vendido em edições especiais
- HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
- HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
- HDD 20GB
- HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
- Controle Sem Fio
- Controle Com Fio
- HeadSet Com Fio
- HeadSet Sem Fio
- Controle Remoto para Reprodução de Filmes
- Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
- Cabo VGA
- Cabo HDMI
- Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
- Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
- Xbox 360 Quick Charge Kit
- Xbox 360 Play And Charge Kit
- Xbox 360 Messenger Kit
- Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
- Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
- Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
- Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
- Luminous Fish
- Kinect (Sensor de detecção de movimentos)
Problemas técnicos[editar | editar código-fonte]
O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74.[carece de fontes]
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles.[carece de fontes]
Modelo Xbox 360[editar | editar código-fonte]
Em evento pré-E3, realizado no dia 10/06/2013, em Los Angeles, a Microsoft anunciou um novo design para o Xbox 360. Visivelmente menor, mais magro e com o design semelhante ao sucessor Xbox One.
Mantendo o mesmo preço que a versão Slim, o Xbox 360 E já está disponível para compra na América do Norte, Reino Unido, Irlanda e Austrália, chegando em outras regiões do globo em breve. O modelo de 4GB sai por US$ 159,99; O modelo com HD de 250GB custa US$ 299,99; e o modelo 4GB junto com o Kinect chegará às lojas por US$ 299,99[8]
Vendas[editar | editar código-fonte]
O Xbox 360 começou a produção em apenas 69 dias antes do lançamento.[9] Como resultado, a Microsoft não foi capaz de fornecer sistemas suficiente para atender a demanda inicial dos consumidores na Europa ou América do Norte e muitos clientes potenciais foram incapazes de comprar um console no lançamento.[carece de fontes]
As vendas acumuladas desde o lançamento do sistema até 30 de junho de 2007 foram previstas para chegar a 12 milhões de unidades, abaixo dos 13-15 milhões de unidades estimado anteriormente. Sendo lançado um ano antes dos seus concorrentes, o Xbox 360 foi o líder de mercado em todo o primeiro semestre de 2007, no entanto, em 12 de setembro de 2007, foi noticiado pelo Financial Times que o Xbox 360 tinha sido ultrapassado pelo Wii em termos das vendas do console em todo o mundo.
Em 06 de janeiro de 2011, a Microsoft declarou que o Xbox 360 vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo durante a CES 2011. Eles também afirmaram que o Kinect vendeu cerca de 8 milhões de unidades, 3 milhões a mais do que o previsto, nos primeiros 60 dias no mercado.[carece de fontes]
Desde o início do ano, o console está no topo da lista entre os consoles domésticos, no mês de maio de 2011, foram vendidas 270 mil unidades.[10] Já no mês de julho de 2011, houve um aumento em relação ao mesmo período de 2010, e o console ainda continua na liderança de mercado dos EUA com 70% de participação.[11]
Kinect[editar | editar código-fonte]

Kinect (antes chamado de Project Natal por um dos idealizadores do Kinect, o brasileiro Alex Kipman, nascido em Curitiba no Paraná, como uma forma de homenagem à cidade de Natal)[12] é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo).[13]
Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais. O Kinect chegou nos EUA em 5 de novembro de 2010, no Brasil em 20 de novembro.[14]
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