A produção do primeiro jogo foi baseada na ideia original que Ed Boon e John Tobias tinham em fazer um jogo em que participasse Jean-Claude Van Damme,[2] mas a ideia foi deixada de parte, e em vez disso foi criado Mortal Kombat, um jogo de luta com temas de fantasia e ciência, lançado em Outubro de 1992[3] . O jogo original, gerou muitas sequelas, vários jogos de acção-aventura, filmes (animados e live-action com a sua sequela) e séries de televisão (animadas e live-action). Outra média inclui banda desenhada, jogo de cartas e a Mortal Kombat: Live Tour, um teatro de artes marciais com personagens da série.
A série é conhecida pelos altos níveis de violência sangrenta, incluindo mais notavelmente, as Fatalidades (movimentos finalizadores, que requerem uma sequência de botões e movimentos para serem executadas). As Fatalidades, em parte, levaram à criação da ESRB, o sistema norte-americano que classifica os videojogos. O próprio nome da série também é conhecido por usar a letra "K" em vez da letra "C", isto para o "C" ter um som mais forte, criando intencionalmente um erro de soletração para a palavra "combat", assim bem como para outras palavras com o som rígido C para os jogos posteriores da série. Os primeiros jogos são reconhecidos especialmente pelos seus sprites realisticamente digitalizados (os jogos contemporâneos usam spritesdesenhados manualmente) e o uso extensivo de troca de palete para criar novos personagens.
Juntamente com Street Fighter da Capcom e Tekken da Namco, Mortal Kombat tornou-se uma das mais influentes e mais bem sucedidas séries de jogos de luta na história dos vídeojogos. Em Abril de 2015, depois do lançamento de Mortal Kombat X, a série já tinha vendido mais de 35 milhões de unidades.[4]Os três jogos originais e as suas actualizações, Mortal Kombat, Mortal Kombat II, Mortal Kombat 3, Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat Trilogy, têm um estilo de combate em 2D. os primeiros dois foram jogados nas máquinas arcade com um joystick e cinco botões: murro forte, murro leve, pontapé forte, pontapé leve e bloquear/defender. Mortal Kombat 3 e as suas actualizações acrescentou um novo botão, "correr".[5] Os personagens nos primeiros jogos Mortal Kombat jogam de uma maneira virtualmente idêntica de uns para os outros, com a unica diferencça a ser os movimentos especiais.[6] Através da década de 1990, a Midway Games manteve o mesmo estilo com quatro botões de ataque para as diferentes ordens de murros, pontapés e bloqueios. Mortal Kombat: Deadly Alliance mudou o estilo, ao diferenciar os movimentos de cada personagem e a dar-lhes múltiplos estilos de luta. Começando em Deadly Alliance até Mortal Kombat: Deception, cada um dos personagens tive três estilos de luta: dois sem arma e um armado.[7] As poucas excepções surgiram em Mortal Kombat: Armageddon, como nos personagens chefes de aspecto monstro como Moloch e Onaga, que apenas têm um estilo.[8]Enquanto que a maior parte dos estilos usados na série são baseado em artes marciais reais, alguns são fictícios.[9] Por exemplo, os estilos de Goro, foram desenhados para tirarem vantagem do facto dele ter quatro braços. Em Armageddon, os estilos foram reduzidos para o máximo de dois por personagem (geralmente um com arma e outro sem arma), devido ao número acrescido de personagens jogáveis.[8] Mortal Kombat vs. DC Universe baixou a tendência dos múltiplos estilos em favor da dar a cada personagem mais movimentos especiais,[10] mas alguns deles ainda têm vários estilos de luta.[11] Em Mortal Kombat (2011) regressou o plano de luta em 2D, apesar dos personagens terem sido moldados em 3D; ao contrário dos antecessores MK, cada um dos quatro botões no comando representa um ataque de um membro correspondente.[12]
De acordo com Ed Boon, co-criador de Mortal Kombat, que "desde o inicio, uma das coisas que nos separou de outros jogos de luta é os movimentos tontos que pusemos [nos jogos], como as bolas de fogo e os movimentos mágicos, por assim dizer."[13] Quando perguntado se Street Fighter da Capcom poderia alguma vez fazer um jogo crossovercom Mortal Kombat, o produtor de Street Fighter Yoshinori Ono chamou a Mortal Kombat um jogo muito diferente de Street Fighter, "acho que Mortal Kombat vs. Capcom poderia acontecer, mas Mortal Kombat vs. Street Fighter, um. Ponto de interrogação"[14] [15] O director de comunicação da Capcom comparou as duas séries, quando perguntou ao entrevistador se ele preferia a "precisão e profundidade" de Street Fighter ou o "gore e a comédia" de Mortal Kombat; também acrescentou que a rivalidade entre Street Fighter e Mortal Kombat era considerada similar à que teve a Coca-Cola com a Pepsi durante os anos '90.[16] Hans Lo, produtor de Mortal Kombat vs. DC Universe, disse queStreet Fighter "é um pouco mais técnico" em comparação com Mortal Kombat.[17] Em 2013, Boon nomeou o seu hipotético "MKvsSF" como o seu sonho para um jogo crossover.[18] Em 2014, Boon disse que a sua companhia permanecia em contacto com a Capcom, mas ninguém conseguiu resolver a imcompatibilidade de que Mortal Kombat é mais brutal que Street Fighter.[19]
Mortal Kombat: Deception e Mortal Kombat: Armageddon contém o modo "Konquest", um jogo de acção-aventura que expande significativamente a experiência de um jogador. Ambos tem também mini-jogos distintos como "Chess Kombat", um jogo de acção-estratégia similar a Archon. Dois outros, "Puzzle Kombat" inspirado em Puzzle Fighter e "Motor Kombat" inspirado em Mario Kart, contém versões muito deformadas dos personagens de Mortal Kombat.[5] Os jogos também têm vários conteúdos desbloqueáveis e "truques" escondidos.[20]
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