Donkey Kong
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Donkey Kong | |
---|---|
Poster do primeiro jogo da série DK. | |
Desenvolvedora(s) | Nintendo Rare (1994-2007) Namco (2003-2005) Paon (2005-2007) Retro Studios (desde 2010) |
Criador(es) | Shigeru Miyamoto |
Plataformas | Arcade, Colecovision,Atari 2600, Intellivision,Game & Watch, NES,Game Boy, SNES,Nintendo 64, Game Boy Color, Game Boy Advance, GameCube,Nintendo DS, Wii,Nintendo 3DS, Wii U,Virtual Console |
Primeiro título | Donkey Kong 1981 |
Último título | Donkey Kong Country: Tropical Freeze 2014 |
![]() |
Donkey Kong (ドンキーコング, Donkī Kongu?) é uma série de jogos eletrônicos criada por Shigeru Miyamoto que gira em torno do personagem Donkey Kong, sendo o primeiro jogo da série lançado em 1981.
O primeiro jogo de Donkey Kong tratava-se de um mini-game criado por Shigeru Miyamoto, onde também apareceu pela primeira vez Mario que na época era chamado de "Jumpman" , no mesmo, Donkey Kong sequestra uma mulher chamada Pauline se tornando inimigo de Jumpman, o objetivo do jogador é se desviar pulando de obstáculos que vem na direção de Jumpman(personagem controlável) até chegar em Donkey Kong e derrota-lo.
A origem do nome "Donkey Kong" varia, alguns boatos dizem que foi uma comunicação ruim que alterou o nome original da série, outro boato é de que Miyamoto procurava no dicionario de inglês algo que significasse bobo ou teimoso e acabou encontrandoDonkey que significa burro.
Índice
[esconder]Origem[editar | editar código-fonte]
Donkey Kong foi o primeiro exemplo de jogo estilo plataforma. Algumas vezes caracterizado como o primeiro jogo de plataforma da história, de fato é que foi o primeiro jogo de plataforma a utilizar o pulo como habilidade, introduzindo a necessidade de pular entre brechas, obstáculos e inimigos próximos. O jogo acabou servindo de gênero para os jogos de plataforma.
Para vencer o jogo era necessário que o jogador chegasse até Pauline (que fora sequestrada por Donkey Kong) onde ganha pontos, os pontos também podem ser adquiridos de outras formas, como destruindo obstáculos ou até mesmo os pulando, a cada 10,000 pontos o jogador ganhava mais uma vida.
Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey Kong muito parecido com King Kong, sem saber que King Kong já entrara para domínio público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos videogames. [3]
Consoles[editar | editar código-fonte]
Em 1981, o jogo Donkey Kong foi lançado para Nintendo através da Nintendo e da Coleco (que desenvolveu o programa para o console) e no ano seguinte, lançaram Donkey Kong Jr. para a mesma plataforma.
Em 1994, a Nintendo resolveu pedir à produtora de jogos britânica Rare, para fazer um novo jogo de Donkey Kong. Em 1994 foi lançado Donkey Kong Country, considerado um salto no mundo dos video jogos. O jogo,Erou produzido para o console SNES, apresentava gráficos jamais vistos numa plataforma de 16 bits. Nos dois anos seguintes foram lançadas duas sequências: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!, respectivamente.
Os jogos foram levemente adaptados na série Donkey Kong Land para Game Boy e "portados" para o Game Boy Advance.
Hoje os direitos estão novamente com a Nintendo, já que a Rareware passou a fazer parte da Microsoft Game Studios.
Em 2003, a Nintendo lançou o jogo Donkey Kong Jungle Beat, estrelando Donkey Kong que desta vez não correrá, pulará ou esmagará Kremlings. O jogador deve batucar nobongo-controller na altura certa que os ícones passam na tela ao ritmo da música. Um outro jogo, de plataformas, controlado pelos bongos chamado também foi lançado.
Em 2010, a Nintendo com a Retro Studios, lançou Donkey Kong Country Returns. Neste, foi feito modificações como a ausência dos répteis e fases sob a água. Nele, o jogador deverá salvar as bananas roubadas pela Tiki Tak Tribe. O jogo foi bem recebido pela crítica e pelo público.
Considerando todas essas afirmações, pode-se dizer que a série Donkey Kong Country foi uma das maiores marcas no universo dos games, sendo lembrado como uma das mais importantes séries do mundo.[4]
Outras mídias[editar | editar código-fonte]
Desenho animado[editar | editar código-fonte]

Donkey Kong Country foi um desenho feito por computação gráfica numa produtora francesa. Durou 40 episódios, de 1997 a 2000, foi exibido no Brasil pela Rede Record e em Portugal pela SIC.
A história da série televisiva conta que Donkey Kong é responsável pela proteção do globo da proteção, o coco de cristal, e o rei K. Rool insiste em pega-lo. [5]
Personagens[editar | editar código-fonte]
Ver também: Lista de personagens da série Donkey Kong
Os personagens da série se dividem em dois grupos: os símios, como Donkey Kong, fazem parte da "Família Kong", e se unem para ajudá-lo; e os não-símios, que podem ser inimigos, como os Kremlings, ou amigos de Donkey Kong.
O primeiro Kong, o mais popular, fora Donkey Kong Jr., que salvava o pai no jogo de mesmo nome e aparece em Super Mario Kart.
A série Donkey Kong Country criou toda uma família Kong, a começar por Cranky Kong, avô de Donkey Kong e é o Kong "original" que lutara com Mario no arcade. Cranky é casado com Wrinkly Kong. Em DKC, Donkey Kong tem a ajuda do amigo Diddy Kong, que em DKC2 vai resgatar Donkey com a namorada Dixie Kong. Dixie estrela DKC3 junto com Kiddy Kong. Há também o mecânico Funky Kong, que participa de Mario Kart Wii como personagem secreto, e os amigos Tiny Kong ,Chuncky Kong e Lanky Kong deDK64. Todos os outros Kongs que aparecem nos jogos ainda não têm relacionamento comprovado.